26 junho 2008

Exposição sobre o Teatro Municipal de Almada

[Arquivo-TAGV]

Exposição inserida no Ciclo Teatro e Arquitectura,
sobre o Teatro Municipal de Almada,
de Manuel Graça Dias e Egas José Vieira.
Foyer do Café-Teatro do TAGV, 11 a 30 de Junho de 2008.
Fotografias © Pedro Medeiros.

24 junho 2008

Por amor

[Notícia-TAGV]



IRINA PALM, de Sam Garbarski
[BEL/FRA/GB/LUX, 2007, Cores, 103’, M/16]
Cinema no TAGV, 30 de Junho de 2008, 21h30

Maggie (Marianne Faithfull) é uma viúva de meia-idade à procura de dinheiro para pagar os tratamentos que hão-de salvar a vida do neto. Com todos os recursos esgotados, faz o possível para levantar as esperanças já reduzidas do seu único filho e da nora. Quando vê um anúncio dizendo "anfitriã precisa-se", ingenuamente tropeça num "sex club" da cidade. Inexperiente, aceita o trabalho que encara como a maneira mais rápida para obter o dinheiro de que tanto precisa – é a sua última oportunidade, depois de ter vendido a casa para pagar as contas do hospital do pequeno Olly.
Maggie tem um começo difícil no Sexy World: Mikky, o dono, homem duro e verdadeiro mulherengo, revela por ela um carinho especial, transformando-a na muito pretendida e lucrativa Irina Palm. Maggie tenta então provar a si própria não ser assim tão velha e inútil e inicia uma vida dupla, rapidamente atraindo a atenção dos vizinhos coscuvilheiros. No entanto, apesar dos esforços para manter secreta a origem do dinheiro, acaba por ser descoberta sendo confrontada com a hipocrisia provinciana.

«Sem grande show-off ou exagero teatral – mas com uma leve aura de glamour rock n’ roll sexual a pairar sobre ela – Marianne Faithfull explora em Irina Palm um largo e fascinante leque de emoções. Ao início, Maggie é tímida, está cansada, ferida pela dor e pelas suas baixas expectativas. Vê-la recuperar a sua força e bom humor é comovente e satisfatório, apesar da dúbia máquina narrativa que leva ao seu renascimento. Irina Palm é, acima de tudo, uma farsa mas, na verdade e no seu âmago, uma pessoa fascinante».
A. O. Scott, New York Times

18 junho 2008

Um thriller diferente

[Notícia-TAGV]

BOARDING GATE – PORTA DE EMBARQUE, de Olivier Assayas
[FRA/LUX, 2007, 106’, M/16]
SELECÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DE CANNES 2007
Cinema no TAGV, 23 de Junho de 2008, 21h30

Sandra, uma sensual ex-prostituta italiana, encontra-se de novo com Miles, um empresário enterrado em dívidas. Tudo aponta para que os ex-amantes tentem uma aproximação, mas reatar um velho romance não está nos planos dela. Assim, resolve deixá-lo para quebrar o círculo infernal em que vive, mudando-se para Hong Kong à procurar de uma nova vida. Aí, o casal Wang promete-lhe os papéis e o dinheiro de que precisa para comprar uma discoteca em Pequim e refazer a sua vida. Contudo, nada corre como a jovem esperava, permanecendo os seus sentimentos e intenções um mistério até ao fim. Lester Wang acaba mesmo por desaparecer, caindo Sandra numa armadilha montada pela sua mulher.

"Na verdade, thriller é uma conveniente mas imprecisa palavra para descrever «Boarding Gate», que resiste a qualquer categorização, apesar de Assayas insistir que estava a tentar fazer um filme de série B em inglês. Muito ao género do também seu «Demonlover» (2002), este novo filme brinca com vários códigos e convenções – a femme fatale, a violência, o assassínio, uma atmosfera de medo e perigo – mas de uma maneira muito diferente da maioria dos thrillers modernos."
Manohla Dargis, New York Times

16 junho 2008

@C no SENSES 2 [18 Junho 2008]

[Notícia-TAGV]

Cartaz de divulgação do concerto de @C,
inserido no Senses 2, Ciclo de Música Electrónica e Multimédia.
Dia 18 de Junho de 2008. Composição gráfica de Gonçalo Luciano.

Timbila Muzimba ao vivo [14 JUN 2008]

[Arquivo-TAGV]




Timbila Muzimba no TAGV. 14.06.2008. Fotos de Celestino Gomes.

Concerto de Encerramento do Ano Lectivo do Conservatório de Música de Coimbra [13 JUN 2008]

[Arquivo-TAGV]






Concerto de Encerramento do Ano Lectivo do Conservatório de
Música de Coimbra. TAGV, 13.06.2008. Fotos de Cláudia Morais.

No âmbito das comemorações da sua semana cultural (que integrou concertos, concertos pedagógicos, workshops, entre outras actividades), o Conservatório de Música de Coimbra deu oportunidade aos seus alunos de demonstrarem publicamente os frutos das aprendizagens que adquiriram ao longo do ano. O Ensemble de Cordas, o Ensemble de Saxofones, a Orquestra de Cordas, a Orquestra de Sopros, o Coro Juvenil e o Coro Misto juntaram alunos e professores em palco, para juntos comemorarem o encerramento do ano lectivo, num concerto assistido e aplaudido por familiares, amigos e curiosos.
CM

13 junho 2008

Burocracia balcânica

[Notícia-TAGV]



CALIFORNIA DREAMIN', de Cristian Nemescu
[ROM, 2006, Cores, 155’, M/12]
VENCEDOR DA SECÇÃO UN CERTAIN REGARD
DO FESTIVAL DE CANNES 2007

Cinema no TAGV, 16 de Junho de 2008, 21h30

O Capitão Jones, do corpo de fuzileiros navais dos EUA, é destacado para escoltar um comboio que transporta equipamento da NATO e se dirige para a Jugoslávia, durante a guerra no Kosovo. A sua missão é detida por Doiaru, aparentemente um chefe de estação muito meticuloso numa vila abandonada, que retém o comboio devido a um detalhe técnico na documentação. A comunidade local desenvolve então esforços ridículos por dar as boas vindas aos americanos, tencionando aproveitar-se da sua inesperada presença. Após cinco intensos dias, Jones descobre os verdadeiros – e muito pessoais – motivos por detrás do comportamento de Doiaru. Ultrapassado o “probelma”, o comboio retoma a sua viagem e deixa para trás corações partidos, sonhos desfeitos e uma guerra civil.

«Premiado em Cannes, o único filme de Cristian Nemescu serve-se da comédia e do absurdo para revelar impasses da autoridade, impotência oculta do militarismo e limites de certas resistências. Mesmo inconclusiva, por morte do realizador, a obra revela a ascensão do novo cinema romeno».
Bruno Carmelo, Le Monde Diplomatique

11 junho 2008

Agustí Fernández, Barry Guy e Ramón López “Aurora” ao vivo [07 JUN 2008]

[Arquivo-TAGV]





Agustí Fernández, Barry Guy e Ramón López “Aurora” ao vivo no Jazz Ao Centro.
TAGV, 07.06.2008. Fotos de José Balsinha.

Júlio Resende Quarteto feat. John Hebert ao vivo [06 JUN 2008]

[Arquivo-TAGV]





Júlio Resende Quarteto feat. John Hebert ao vivo no Jazz Ao Centro.
TAGV, 06.06.2008. Fotos de José Balsinha.

Manuel Graça Dias e Joaquim Benite no TAGV [13 JUN 2008]

[Notícia-TAGV]

Cartaz de divulgação da conversa com Manuel Graça Dias e Joaquim Benite
sobre o Teatro Municipal de Almada, a propósito da exposição
inserida no ciclo Teatro e Arquitectura
,
patente no Foyer do Café-Teatro do TAGV, entre 11 e 30 de Junho.
Composição gráfica de Gonçalo Luciano.

09 junho 2008

Videomemória TAGV

[Arquivo-TAGV]

Hauschka. SENSES 2. 21 de Maio de 2008. Registo da ESEC TV.

Visita Guiada ao TAGV

[Arquivo-TAGV]











Visita Guiada ao TAGV com pais e filhos da Escola nº4 dos Olivais, Coimbra.
TAGV, 24 de Maio de 2008. Fotos de Robert van Velze.

06 junho 2008

Os "eus" de Bob Dylan

[Notícia-TAGV]


I'M NOT THERE – NÃO ESTOU AÍ, de Todd Haynes
[EUA, 2007, 135’, M/12 anos]
VENCEDOR DO ROBERT ALTMAN AWARD 2007
Cinema no TAGV, 9 de Junho de 2008, 21h30

Biografia ficcionada de Bob Dylan, à volta da sua vida e obra, em que seis actores o interpretam como uma série de personagens em mutação - do público ao privado, passando pelo fantasioso. São assim recriadas distintas fases do seu percurso e carreira, sendo construindo um retrato rico e colorido deste esquivo ícone norte-americano.

"«I’m Not There» é um filme furta-cores. É Bob Dylan de óculos escuros postos e recusando-se a falar sobre si. É uma colagem cinematográfica sobre Bob Dylan. É uma visão de Bob Dylan enquanto monstro de Frankenstein na vida e na música. É um estilhaçar de Bob Dylan em vários «eus» biográficos e criativos, todos eles esquivos, fugidios, mal focados. É um desencontro imediato do terceiro grau com Bob Dylan. É Bob Dylan enquanto cubo de Rubik sem resolução. É Bob Dylan como uma gravura de um labirinto de Escher. São seis personagens, seis travestis do verdadeiro Bob Dylan, à procura dele num filme que nunca se propôs encontrá-lo."
Eurico de Barros, DN

Jazz Ao Centro no TAGV

[Notícia-TAGV]

Cartaz do Jazz Ao Centro © Rui Garrido

Contando com um excelente conjunto de iniciativas de promoção ao jazz , o Festival Jazz Ao Centro volta a passar pelo Teatro Académico de Gil Vicente, com actividades de música, cinema e fotografia. No entanto, o programa não se esgota no TAGV, estando previstas inúmeras acções um pouco por toda a cidade de Coimbra.
[PROGRAMA COMPLETO]

04 junho 2008

Comemorações do Dia Mundial da Criança [2 JUN 08]

[Arquivo-TAGV]




Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra.
TAGV, 02.06.2008. Fotos de Cláudia Morais.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, o Conservatório de Música de Coimbra apresentou no TAGV, com a sua Orquestra de Sopros, uma sessão educativa. Dinamizada por Manuel Rocha (Director do Conservatório) teve o intuito de dar a conhecer aos mais pequenos os diversos instrumentos que integram uma orquestra sinfónica. A aprendizagem passou pela audição de algumas peças musicais de filmes infantis e por uma visita ao palco, aos músicos e aos instrumentos.
CM

03 junho 2008

Toumani Diabaté ao vivo [31 MAI 2008]

[Arquivo-TAGV]





Toumani Diabaté. TAGV, 31 de Maio de 2008. Fotos de Celestino Gomes.

02 junho 2008

Cocorosie ao vivo [26 MAI 08]

[Arquivo-TAGV]





Cocorosie ao vivo.TAGV, 26.05.2008. Fotos de Celestino Gomes